Notícias

15-11-2019

Crianças do jardim de infância e 1.º ciclo aprendem programação e robótica

Em 30 escolas de Braga, Bragança, Aveiro, Viseu e Setúbal, os alunos partilham a sua atenção entre os lápis de cor e os livros com tabelas e robots.   O projeto “Kids Media Lab” foi lançado em 2015 por Maribel Miranda, professora e investigadora universitária, e tem como objetivo a introdução na aprendizagem das bases da programação e da robótica, de uma forma lúdica.   A investigadora da Universidade do Minho afirmou que no pré-escolar, apesar dos alunos ainda não saberem ler e escrever, existem muitas atividades que podem ser trabalhadas: saber o que é esquerda e direita, saber contar, fazer sequências. Quer nos jardins de infância, quer no 1.º ciclo, os educadores e professores começam primeiro a trabalhar o pensamento computacional e, posteriormente, passam para a programação e robótica. Neste momento, as escolas portugueses já contam com 150 robots e com o programa “ScratchJr” nos tablets utilizados pelos alunos, um programa com uma linguagem de programação para iniciantes, proveniente de uma universidade dos Estados Unidos, que permite, entre muitas outras coisas, inventar jogos interativos.   Brevemente, chegará a Portugal o projeto “Robótica contra o Bullying”. O investigador e autor deste projeto, Stefano Cobello, acredita que a robótica é inclusiva pois os alunos trabalham em conjunto, são obrigados a ajudarem-se mutuamente pelo sucesso da equipa.   Fonte: O Minho
voltar ao topo
KUBO © 2018 - 2020

Política de Privacidade

zuka