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25-07-2024

Abertura das Candidaturas ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior

O concurso deste ano inclui cinco novos cursos e um aumento de 147 vagas em relação ao que foi anunciado em abril.   De acordo com um comunicado do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), estão disponíveis 54.601 vagas para o concurso nacional, mais 290 vagas em relação ao ano letivo 2023/2024.   Para além destas vagas, estão previstas 712 vagas para concursos locais específicos, como o Curso Superior de Teatro, Cursos Superiores Militares e Ciências Policiais, totalizando 55.313 vagas no regime geral.   O MECI informou ainda que, tendo em conta todas as vias de ingresso no ensino superior público, incluindo concursos locais artísticos, candidatos maiores de 23 anos, estudantes internacionais, titulares de cursos superiores e pós-secundários, mudanças de curso, diplomados de vias profissionalizantes, ingresso em Medicina por licenciados, regimes especiais e ensino a distância, o número total de vagas para o ano letivo de 2024/2025 é de 78.158. A este número acrescerão ainda as vagas atribuídas ao ensino superior privado.   Vê aqui o calendário completo: 22 de julho - 5 de agosto: Apresentação da candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior 25 de agosto: Divulgação dos resultados da 1.ª fase do concurso nacional 26 - 29 de agosto: Matrícula e inscrição dos candidatos colocados na 1.ª fase do concurso nacional 15 de setembro: Divulgação dos resultados da 2.ª fase do concurso nacional 16 - 18 de setembro: Matrícula e inscrição dos candidatos colocados na 2.ª fase do concurso nacional 21 - 24 de setembro: Apresentação da candidatura à 3.ª fase do concurso nacional 30 de setembro: Divulgação dos resultados da 3.ª fase do concurso nacional 30 de setembro - 2 de outubro: Matrícula e incrição nas instituições de ensino superior dos candidatos colocados na 3.ª fase do concurso nacional   Fonte: CNN
13-06-2024

Insucesso de alunos imigrantes está a diminuir mas ainda há 40%

No ano letivo de 2021/2022, 60% dos imigrantes concluíram os cursos científico-humanísticos em três anos de acordo com os dados do Ministério da Educação, com base em informações reportadas pelas escolas e pelo Júri Nacional de Exames. Além disso, estes representavam apenas 6% do total de alunos do ensino secundário nas 589 escolas do continente. No mesmo ano, 81% de todos os alunos inscritos concluíram sem repetir um ano, embora esse sucesso seja menos notado nas escolas situadas em área economicamente e socialmente desfavorecidas. A diferença entre o sucesso dos alunos em geral (80%) e daqueles que frequentavam as escolas TEIP (79%) é ligeira. Notavelmente, entre os alunos mais cadenciados, frequentar uma escola que não está integrada numa área mais pobre é benéfico. A taxa de sucesso dos alunos que frequentam escolas TEIP é de 75%, um ponto percentual abaixo dos alunos com Apoio Social Escolar que frequentam outras escolas (76%). Também houve uma melhoria na taxa de sucesso entre os alunos mais pobres ao longo dos três anos analisados, passando de 62% no ano letivo de 2019/2020 para 76%. Os dados também indicam que os alunos do curso de ciências e tecnologias são os que menos reprovam (82% concluíram no tempo esperado), seguidos pelos de Línguas e Humanidades (78%), Ciências Socioeconómicas (78%) e, por fim, Artes Visuais (74%), com base em dados de 2021/2022   Fonte - Observador.pt
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