Modelo de ensino atual: como surgiu?
O modelo de ensino atual surge por volta do séc. XVI, no qual a nova burguesia renascentista europeia contratava um professor para ensinar as crianças e, assim, surge o modelo de centro escolar que temos hoje, com salas de aula, professores especialistas e disciplinas separadas para aprofundar a abordagem de cada uma das temáticas.
Século XX e a especialização do ensino
O século XX trouxe um novo paradigma para a educação que, após a Revolução Industrial, precisava de formar uma grande quantidade de mão de obra num curto espaço de tempo e, além da alfabetização, criou-se a necessidade de cursos técnicos profissionalizados que fizessem com que os jovens pudessem entrar para o mercado de trabalho mais rápido e com conhecimento mais técnico.
Século XXI - integrar a tecnologia
O desafio do século XXI é não só integrar as novas tecnologias na escola, como a inteligência artificial e a internet, mas gerar um novo modelo mental baseado na 'cultura maker', ou seja, ter liberdade para implementar novos modelos e testar soluções, procurando sempre uma cultura de inovação, criatividade e resolução de problemas, requisitos do mercado atual.
Como devem, então, as escolas fazer essa transformação?
É de elevada importância que as escolas se preparem para uma versão 4.0 da escola, para que seja possível formar novas gerações preparadas para todos os novos desafios tecnológicos.
Fonte: IT Fórum