26-10-2020

Estudantes não conseguem distinguir entre factos e opiniões na internet

Estudo da OCDE revela que menos de 10% dos estudantes consegue distinguir entre factos e opiniões quando estão a ler na internet

Esta é uma das conclusões do VI relatório do Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (PISA), que procurou responder à questão “Estarão os jovens preparados para prosperar num mundo interligado?”, tendo por base as respostas de alunos de 15 anos de 63 países.


No passado, os alunos guiavam-se pelos manuais “cuidadosamente selecionados e aprovados pelo Governo e podiam confiar que essas respostas eram verdadeiras”, nos dias de hoje, encontram online centenas de milhares de respostas para as suas perguntas.

O relatório alerta que a Inteligência Artificial (IA) é “eticamente neutra” e que, por isso, tanto pode amplificar as boas ideias como as más. É necessário que os jovens consigam cruzar as informações que recolhem com os seus valores e com as suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais.

 

Para os investigadores do PISA, cabe à Educação ajudar: “A Educação do futuro não consiste apenas em ensinar as pessoas, mas também em ajudá-las a desenvolver uma bússola confiável para navegar num mundo cada vez mais complexo, ambíguo e volátil”.

 

As escolas têm de ajudar os alunos a ter um pensamento autónomo, mas consciente do pluralismo da vida moderna, numa época em que as comunidades culturalmente diversas estão conectadas digitalmente. É preciso compreender como vivem os outros, as suas culturas e tradições, é preciso ser capaz de aceitar que existem diferentes maneiras de pensar, sublinha o documento.


Para tentar entender se os alunos estão preparados para o mundo interligado, o PISA definiu o conceito de “competências globais”, que é atribuído a quem compreende questões globais e interculturais, é capaz de aprender e conviver com as pessoas de origens diversas e tem as atitudes e valores necessários para interagir respeitosamente com os outros.

 

Fonte: Observador

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