18-05-2022

Dicas de estudo infalíveis para os exames nacionais

Com os exames nacionais à porta, a intensidade do estudo aumenta e os nervos também! Mas como estes últimos são um inimigo para um estudo de sucesso, sugerimos algumas dicas para stressares menos e brilhares mais na hora da verdade.

Elabora um plano de estudos

Criar um plano de estudo garante mais organização de estudo e de tempo. Define um horário de estudo e divide por dias a matéria que ainda tens de rever e estudar com mais afinco até ao dia do exame. Assim é mais fácil te orientares!

 

Privilegia pausas e momentos de lazer

Pausas no estudo são saudáveis e essenciais! Quando a concentração teima em quebrar, faz uma pausa e desfruta do teu tempo com as coisas que mais gostas. O exercício físico, por exemplo, vai dar-te mais energia e a sensação de bem-estar.

 

Ativa o modo offline

Afasta tudo aquilo que te possa distrair, especialmente o telemóvel! Depois dos exames vais estar por inteiro para a tua vida social, por isso, foca-te agora por inteiro nos resultados de excelência que queres alcançar.

 

Estudar só ou acompanhado? O que funcionar bem para ti!

Estudar sozinho ou acompanhado tem as suas vantagens e desvantagens. Aconselhamos-te a encontrares a forma mais rentável para ti, um mix dos dois pode ser uma boa opção.

 

Abusa nos apontamentos à mão

Escrever à mão obriga-nos a estarmos mais concentrados e atentos àquilo que escrevemos. Portanto, sugerimos que escrevas apontamentos soltos à mão, sublinhes a cores e os valorizes porque são uma verdadeira chave de sucesso!

 

Grava-te a citar a matéria

Fazer gravações de voz enquanto lês a matéria é ótimo não só porque revês toda a matéria como tens sempre essa ferramenta para quando estás a fazer pausas: se fores dar uma caminhada, leva os fones nos ouvidos e ouve-te.

 

Dá exemplos aos factos

Dá exemplos reais e práticos às matérias em que sentires dificuldade em perceber a lógica.

 

Música... Sim ou não?

Se a música te ajuda a concentrar, procura ouvir música mais instrumental para não acabares a cantar e a dançar em vez de estudar.

 

Foca-te sempre no lado positivo do estudo!

É muito importante eliminares qualquer pensamento negativo. Este estudo dar-te-á o futuro profissional que desejas e é só nisso que tens de pensar.

 

Fonte: Inspiring Future

voltar ao topo
KUBO © 2018 - 2022

Política de Privacidade

zuka