24-01-2024

Exames em Computador? Só para o 9º ano

Apesar da mudança para os exames digitais estar prevista também para o ensino secundário, este ano, apenas o terceiro ciclo avança.

O Ministério da Educação voltou atrás na desmaterialização dos exames do 11º e 12º ano, devido a estes contarem para as notas finais e para a entrada no ensino superior. Foi então decidido que alunos e professores de todas as escolas terão de testar o modelo digital ao longo do ano letivo.

 

O Instituto de Avaliação Educativa (Iave) será a ponte entre o formato digital dos exames e os alunos e professores ao longo do ano. Esta alteração no roteiro, foi a forma encontrada para continuar a mudança digital, sem prejudicar os alunos que possam não estar familiarizados com provas em computador.

 

O Ministro da Educação, João Costa, explica,
“Serão disponibilizados itens [perguntas ou exercícios] e provas-modelo, que permitam recolher informação para melhor calibrar as futuras provas, não só em termos de tipo de questão, mas também do tempo de duração”

 

No entanto, haverá mais mudanças. Para terminar o ensino secundário, passam a ser obrigatórios três exames: Português para todos os alunos e duas outras disciplinas. Os exames deixam de valer 30% da nota final e passam a valer 25%.

 

Fonte: Público

voltar ao topo
KUBO © 2018 - 2024

Política de Privacidade

zuka