As provas de aferição - sem nota, mas importantes para conhecer o estado de aprendizagem de cada aluno - acontecem entre maio e junho.
Com início a 2 de maio, as provas de Educação Artística e Educação Física serão dadas aos alunos do 2º ano. Terminam em junho com as provas de Português, Estudo do Meio e Matemática.
Seguem-se os alunos do 5.º ano, começando as provas de aferição a 16 de maio (Educação Musical) e terminando a 3 de junho (Matemática e Ciências Naturais).
Nas mesmas datas, os alunos do 8.º ano terão primeiro a componente de produção e interação oral de Inglês, depois a de Português, ficando a parte escrita de Inglês para 6 de junho.
Quanto às provas finais do 9º ano, que já contam para a nota e que podem determinar se o aluno passa ou não de ano, terão lugar de 12 a 17 de junho (1ª fase). Os que reprovarem ou quiserem melhorar as suas notas têm a 2ª fase de 17 a 19 de julho.
Para o secundário, o calendário dos exames nacionais é mais alargado.
Quem quiser fazer algum dos exames nacionais, as inscrições já abriram e decorrem até 8 de março. Depois, a 14 de abril, são divulgadas as vagas disponíveis na 1ª fase do concurso nacional de acesso.
Seguem-se os exames: a primeira fase tem lugar entre 14 e 28 de junho e a pauta de resultados é afixada a 15 de julho. Para quem quiser repetir o exame, a 2ª fase decorre de 18 a 23 de julho. As notas são divulgadas a 5 de agosto.
Relativamente às candidaturas, a 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior vai de 22 de julho a 5 de agosto, sendo os resultados divulgados a 25 de agosto.
A 2ª fase decorre de 26 de agosto a 4 de setembro, sendo os resultados divulgados no dia 15 do mesmo mês. Finalmente, a 3ª fase acontece entre 21 e 24 de setembro, e os resultados serão anunciados a 30 de setembro.
Não te esqueças de nenhum momento importante com o KUBO.
Fonte: Público