15-05-2024

Há cada vez mais alunos inscritos em cursos profissionais

Em duas décadas, Portugal viu quadruplicar o número de matriculados no ensino profissional. Em 2016, eram 112.000 dos 350.000 alunos do ensino secundário.

Os números 2016 mostram que o ensino profissional é quatro vezes mais popular do que era há 20 anos. Este facto não se deve apenas às preferências dos estudantes, mas também a um empenho crescente nesta forma de ensino.

Os dados foram recolhidos no âmbito do estudo "Ensino Profissional: à procura do tempo perdido", que integra o terceiro volume da série "A Educação em Portugal antes e depois do 25 de abril", promovida pelo EDULOG.

Os investigadores constataram que o ensino profissional ganhou impulso a partir de 2004, devido à reforma do ensino secundário. Esta reforma incluiu uma maior aposta nos cursos profissionais como alternativa aos cursos cintentífico-humanísticos.

A análise revela também que os alunos que seguem esta via têm cada vez mais sucesso. Em 20/21 e 21/22, 70% dos alunos concluíram o curso em três anos.

Mais práticos

Outro aspeto a destacar é o perfil de quem opta pelo ensino profissional. Por norma, procuram uma formação "mais prática e direccionada para o mercado de trabalho". Ainda assim, a possibilidade de ingressar no ensino superior mantém-se.

Para acompanhar a realidade atual, os cursos profissionais continuam a atualizar a sua oferta e a encontrar novos parceiros comerciais para criar novas oportunidades de estágio e de recrutamento.

 

Fonte: Público

voltar ao topo
KUBO © 2018 - 2024

Política de Privacidade

zuka