No ano letivo de 2021/2022, 60% dos imigrantes concluíram os cursos científico-humanísticos em três anos de acordo com os dados do Ministério da Educação, com base em informações reportadas pelas escolas e pelo Júri Nacional de Exames. Além disso, estes representavam apenas 6% do total de alunos do ensino secundário nas 589 escolas do continente. No mesmo ano, 81% de todos os alunos inscritos concluíram sem repetir um ano, embora esse sucesso seja menos notado nas escolas situadas em área economicamente e socialmente desfavorecidas. A diferença entre o sucesso dos alunos em geral (80%) e daqueles que frequentavam as escolas TEIP (79%) é ligeira.
Notavelmente, entre os alunos mais cadenciados, frequentar uma escola que não está integrada numa área mais pobre é benéfico. A taxa de sucesso dos alunos que frequentam escolas TEIP é de 75%, um ponto percentual abaixo dos alunos com Apoio Social Escolar que frequentam outras escolas (76%).
Também houve uma melhoria na taxa de sucesso entre os alunos mais pobres ao longo dos três anos analisados, passando de 62% no ano letivo de 2019/2020 para 76%. Os dados também indicam que os alunos do curso de ciências e tecnologias são os que menos reprovam (82% concluíram no tempo esperado), seguidos pelos de Línguas e Humanidades (78%), Ciências Socioeconómicas (78%) e, por fim, Artes Visuais (74%), com base em dados de 2021/2022
Fonte - Observador.pt