24-05-2018

Redução de vagas nas universidades de Lisboa e Porto pode continuar

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior admitiu que a redução de vagas nas instituições de ensino superior de Lisboa e do Porto pode continuar nos próximos anos.

 

O ministério liderado por Manuel Heitor decidiu reduzir cerca de 1100 vagas para os alunos que agora pretendam ingressar no 1.º ano de nove instituições do ensino superior situadas nas duas maiores cidades portuguesas.

 

Manuel Heitor voltou a lembrar que "a distribuição de estudantes é hoje um elemento crítico para estimular um processo gradual de coesão territorial. Não há nenhum outro país europeu que tenha nos dois principais centros urbanos cerca de 60% dos estudantes", como há em Lisboa e no Porto.

 

O ministro recordou a situação vivida em países como Espanha, que concentra menos de 27% dos alunos nas duas maiores cidades, a Áustria (30%) ou Holanda e Alemanha onde as duas maiores cidades não chegam a ter 8% dos alunos inscritos no ensino superior.

 

"Estamos neste momento a usar a ação social escolar para financiar estudantes de todo o país para virem para Lisboa e para o Porto em vez de podermos melhor distribuir os recursos na formação inicial e darmos maiores possibilidade a Lisboa e ao Porto de avançarem na pós-graduação", sublinhou.

 

Fonte: Público

voltar ao topo
KUBO © 2018 - 2024

Política de Privacidade

zuka