16-11-2017

Estudo revela que tirar curso superior compensa

Quem tem o ensino superior tem empregos menos precários e recebe salários mais elevados

Quem tem o ensino superior tem empregos menos precários e recebe salários mais elevados.

Trata-se de um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), apresentado na Universidade do Minho por Hugo Figueiredo e Miguel Portela, especialistas na área de Educação, no âmbito da conferência “Ensino Superior: Estudar Compensa?”.

 

O estudo concluiu que “as pessoas que gozam de um grau superior se sentem mais satisfeitas com a vida” e que os benefícios individuais do ensino superior tanto no acesso ao emprego como o acesso aos salários são altos em Portugal, quando comparados com os de outros países.

 

Os diplomados do ensino superior encontram-se menos vezes em situação de desemprego, têm empregos menos precários e recebem salários mais elevados do que o resto da população que não tem esses estudos. 91 por cento das pessoas que têm o ensino universitário nos países da OCDE encontram-se satisfeitas com a sua vida, contrastando com 81 por cento das pessoas que têm o ensino secundário.

 

Em Portugal, cerca de 12 por cento das pessoas com ensino secundário estavam à procura de emprego, em 2015, já dos que completaram o ensino superior, oito por cento estavam na mesma situação.

 

Fonte: RTP1

voltar ao topo
KUBO © 2018 - 2024

Política de Privacidade

zuka